O professor objetiva analisar, historicamente, a experiência humana nas cidades. Para tanto, recorre ao uso de desenhos da polis grega antiga e seus significados, apresentados a seguir.
Com base nas imagens e informações cedidas, o professor deve especificar que
- A cidade e campo eram separados pelas muralhas, independentes entre si, mas correlacionados nas experiências das trocas dos excedentes agrícolas produzidos para as práticas de comércio na ágora.
- B a cidade-estado aglutinava campo e cidade pela unidade cultural e religiosa grega, tendo a ágora como espaço do dinamismo social destinado à difusão dos mitos e feitos heroicos dos deuses antigos.
- C a pólis grega era um complexo social e identitário definido em particular por cada cidade, a ágora era o lugar da realização das assembleias dos cidadãos, onde oradores públicos eram vistos e ouvidos.
- D cidade e campo eram indissociáveis, integravam ou sobrepunham-se, sendo a ágora o espaço da interação humana cotidiana, das discussões políticas, das conversas, das trocas de bens e mercadorias.