Questões de História da Geografia (Geografia)

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As primeiras ponderações , no sentido de uma Geografia sistematizada, estão na obra de dois autores prussianos ligados à aristocracia. Eles são contemporâneos e pertencem à geração que vivencia a Revolução Francesa. Trata-se de

  • A Paul Vidal de la Blache e Friedrich Ratzel.
  • B Alfred Hettner e Richard Hartshorne.
  • C Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter.
  • D Alfred Weber e Walter Christaller.
Leia o excerto a seguir.
A coesão da Geografia encontraria seu ponto de partida na relação homem-natureza como unidade histórica, iluminando o papel do trabalho como definidor da atividade que nasce da práxis. 
(CARLOS, 2023, p. 20.)

Considerando a proposição anterior, a relação homem-natureza, nessa perspectiva, se revela como:


  • A Produtora do mundo e do homem. 
  • B Reprodutora do mercado de trabalho. 
  • C Necessária à criação de parques naturais.
  • D Responsável pelo cuidado com a natureza.
Milton Santos (2000) inicia a discussão da “globalização como fábula” a partir de um argumento de Maria da Conceição Tavares (1999), afirmando que “este mundo globalizado, visto como fábula, erige como verdades um certo número de fantasias, cuja repetição, entretanto, acaba por se tornar uma base aparentemente sólida de sua interpretação”. (...) Para Santos, “a máquina ideológica que sustenta as ações preponderantes na atualidade é feita de peças que se alimentam mutuamente e põem em movimento os elementos essenciais à continuidade do sistema”. São exemplos da concepção miltoniana da globalização como fábula, as seguintes concepções, EXCETO:
  • A Imagem difundida da aldeia global.
  • B deia de encurtamento das distâncias.
  • C Perspectiva que outro mundo é possível.
  • D Perspectiva aparente da morte do Estado.

Influenciada pelas teorias de Lamarck e de Darwin, uma das escolas da geografia veio a afirmar que o homem é produto do meio geográfico em que vive, exercendo esse meio natural ação dominadora sobre esse ser humano, o qual deve se submeter àquele meio. Indiretamente, esse pensamento geográfico acabou sendo responsável por partes das teorias de superioridade racial surgidas nos séculos XIX e XX e serviu de base para a expansão do capitalismo neocolonial nos séculos XVIII e XIX. Esse pensamento geográfico envolve o esclarecimento docente socioespacial contemporâneo sobre a cultura dos povos de outrora na territorialidade curricular no ensino da geografia.

Internet:<https://blog.editoracontexto.com.b>  (com adaptações).

texto anterior é relativo à escola geográfica

  • A possibilista lablacheana.
  • B naturalista de Humboldt.
  • C determinista ratzeliana.
  • D anarquista de Reclus.
  • E cientificista de Ritter.

No entender de Francisco Mendonça (2020), sobre a relação natureza e sociedade, a natureza desenvolve-se e evolui de acordo com suas próprias leis, a sociedade desenvolve-se e evolui de acordo com objetivos próprios que podem ser caracterizados como de conotação:

  • A Ontológica
  • B Prospectiva
  • C Teleológica
  • D Fortuita
  • E Acidental