Questões de Gestão por resultados (Administração Pública)

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Em relação à gestão de resultados, analise as afirmativas a seguir:

I. Gestão de resultados é um modelo de administração que visa priorizar os resultados em todos os processos da empresa, sendo que todas as decisões e ações dos profissionais são voltadas para esse objetivo, com o intuito de alavancar o desempenho organizacional, tendo como foco principal os resultados concretos e mensuráveis.
II. Diferente do gerenciamento de projetos, que se concentra em completar projetos específicos dentro de um prazo e orçamento definidos, a gestão de resultados vai além e se concentra em resultados a longo prazo.
III. A gestão de resultados começa com o estabelecimento de objetivos claros e realistas. Isso permite que a equipe se concentre em resultados específicos e tenha uma visão clara do que precisa ser alcançado.

Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se todas as afirmativas estiverem corretas.

No estabelecimento da gestão por resultados na produção de serviços públicos, um grupo de trabalho (GT) responsável sugerirá que o modelo incorpore, para cada indicador criado, uma medida comparativa elaborada a partir das melhores práticas do setor, de forma a buscar desempenho superior a partir de parâmetros externos.

Nesse sentido, o GT está propondo que o modelo de gestão por resultados incorpore a noção de:

  • A compliance;
  • B stakeholders;
  • C accountability;
  • D benchmarking;
  • E bootstrapping.

Entre as práticas usuais do modelo gerencial da Administração Pública, destaca-se a gestão por resultados, que tem a seguinte característica:

  • A Incentivo a práticas de nepotismo na distribuição de cargos públicos.
  • B formalidade estrita na comunicação entre níveis hierárquicos.
  • C aumento de mecanismos de controle ex-ante e procedimentais.
  • D atribuição de maior autonomia para os executores de políticas públicas.
  • E exibição excessiva de sinais de autoridade nas relações trabalhistas.
Na gestão de resultados na produção de serviços públicos, as mudanças institucionais desempenham um papel fundamental para a eficiência e eficácia das políticas públicas. Considerando as organizações sociais, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), as agências reguladoras, as agências executivas e os consórcios públicos; assinale a afirmativa que melhor descreve o impacto dessas mudanças na gestão pública.
  • A As organizações sociais e as OSCIP’s, por serem entidades de direito privado, não trazem significativamente impacto para a gestão de resultados, visto que sua atuação se restringe ao terceiro setor.
  • B As Agências reguladoras e executivas, ao centralizarem funções reguladoras e executivas, respectivamente, tendem a burocratizar a gestão pública, indo de encontro aos princípios de gestão por resultados.
  • C Os consórcios públicos, embora promovam a cooperação intergovernamental, não possuem impacto significativo na gestão de resultados, uma vez que sua estrutura é voltada apenas para a gestão compartilhada de recursos.
  • D A implementação de mudanças institucionais, como a criação de organizações sociais, OSCIP’s, agências reguladoras e executivas, e consórcios públicos, pode promover a flexibilização, especialização e maior foco em resultados na Administração Pública, alinhando-se aos objetivos da gestão por resultados.

Esse modelo de gestão não impõe ações predeterminantes, mas demanda controle e avaliação de atividades, comprometimento, planejamento estratégico e liderança participativa. Isso constitui um dos diferenciais na prestação de serviços públicos.
Trata-se de

  • A Administração por Objetivos.
  • B Gestão por Resultados.
  • C Contrato de Gestão.
  • D Gestão pela Qualidade.