Questões de Estatística (Matemática)

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Leia a tabela a seguir.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento populacional do Acre, de 1920 a 2010, se deu da seguinte forma:

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Censo 2022 – Panorama. Disponível em: <https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/?utm_source=ibge&utm_mediu m=home&utm_campaign=portal>. Acesso em: 22 fev. 2024.

A população do Acre, de acordo com o censo de 2022, era de 830.018 habitantes. Posto isso, a diferença entre a mediana dos tamanhos populacionais de 1920 a 2022 e a mediana dos tamanhos populacionais de 1920 a 2010, exposta na tabela, é

  • A 44.443,5.
  • B 57.798,0.
  • C 88.887,0.
  • D 102.241,5.

Considere a amostra formada por números inteiros:

2, 5, 9, X, Y, 2, 6.
Sabe-se que 4 < X < Y, que a amostra dada tem moda única e que a média é igual à mediana.

A soma dos possíveis valores de X é:

  • A 13;
  • B 14;
  • C 15;
  • D 16;
  • E 17.

Seja {xn }, n = 1,...,50, uma distribuição de 50 dados numéricos reais. Considere que a mediana de tal distribuição é menor do que a sua média aritmética.
Diante disso, NÃO é possível que tal distribuição tenha

  • A amplitude positiva
  • B desvio padrão nulo
  • C moda igual à sua média aritmética
  • D moda maior que a média aritmética
  • E variância positiva

As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As primeiras podem ser discretas e contínuas e as segundas podem ser agrupadas de duas maneiras (nominal e ordinal), conforme classificação de Crespo (2004), Barbetta (2012), entre outros. Diante disso, no contexto do turismo, como exemplos de variável quantitativa contínua e de variável qualitativa ordinal, é possível indicar, respectivamente,

  • A o número de dias em que o turista ficou hospedado na cidade e a quantia gasta em compras no mesmo período.
  • B o número de pessoas que acompanham determinado turista numa viagem e o lugar de origem do turista (país, estado ou cidade).
  • C a quantia em dinheiro desembolsada pelo turista, diariamente, durante uma viagem, em moeda corrente do lugar visitado, e o nível de escolaridade do turista.
  • D a informação sobre as motivações de viagem (lazer ou negócios, por exemplo) e a quantidade de ingressos comprados para visitação de atrativos turísticos.

Em estatística descritiva, existem algumas medidas-resumo usuais nas análises. As medidas de tendência central, por exemplo, figuram, aparentemente, entre as medidas estatísticas mais utilizadas na área de turismo, assim como em outras áreas. No entanto, não são as únicas. Na verdade, utilizando-se a classificação de Fávero e Belfiore (2017), é possível classificar as medidas-resumo em medidas de posição ou localização (medidas de tendência central e medidas separatrizes), medidas de dispersão ou variabilidade e medidas de forma. O termo medidas de tendência central é amplamente consolidado na literatura, como asseverado também por Marôco (2011), entre outros. Com base nesses autores, as medidas de tendência central são a

  • A assimetria e a curtose.
  • B média e a mediana.
  • C moda e a amplitude.
  • D variância e o desvio padrão.