Questões de Descolonização Afro-asiática : novos Estados, nova arena internacional (História)

Limpar Busca
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A juventude no Estado Novo. Internet:  <www.unicamp.br>.

A peça publicitária apresentada anteriormente, de 1940, faz parte de uma cartilha de propaganda do Estado Novo direcionada às crianças. A respeito das conexões entre propaganda, cultura e educação no Estado Novo, assinale a opção correta.
  • A A cartilha estabelecia abordagem interseccional para definir a ideia de raça brasileira.
  • B A cultura possuía papel irrelevante na manutenção da ditadura do Estado Novo.
  • C A propaganda do Estado Novo exaltava Getúlio Vargas a fim de legitimar a ditadura iniciada em 1937.
  • D A propaganda buscava exaltar as particularidades individuais do cidadão, rejeitando a ideia de identidade nacional.
  • E A criação da Secretaria de Patrimônio Artístico Nacional tinha como objetivo principal preservar a cultura imaterial mestiça.

Os europeus se apossaram de vários da Ásia e da África no século XIX submetendo seus povos. Na segunda metade do século XX, grande parte das colônias europeias naqueles continentes passaram por processo de independência. Entre os principais fatores da emancipação dos povos afro-asiáticos é CORRETO afirmar:

  • A A aliança entre os nativos afro-asiáticos e colonizadores como estratégia contra a dominação europeia.
  • B O enfraquecimento das potências europeias em virtude das perdas sofridas durante a Segunda Guerra Mundial, uma vez que várias possuíam colônias alvos de disputa imperialista.
  • C Ao descaso dos países recém-libertos que durante a Conferência de Bandung se comprometeram a intervir na guerra fria e puseram de lado as independências da África e da Ásia.
  • D A disputa entre os países recém-libertados e os europeus no domínio dos povos que ainda eram colônias.
  • E Movimentos como o Negritude e Pan-Africanismo que criticavam a união dos africanos e pela pouca popularidade desses movimentos políticos.

O que aconteceu no ‘genocídio esquecido’ da Alemanha na Namíbia, reconhecido após mais de um século? Não vai ser fácil curar as feridas profundas e antigas deixadas pela Alemanha na Namíbia, após o que agora é reconhecido como um genocídio perpetrado por forças coloniais.
29 maio 2021 Autor: Tim Whewell*/BBC News, Namibia

Na sexta-feira (28), após mais de 100 anos, Berlim reconheceu oficialmente as atrocidades que cometeu durante a ocupação colonial da Namíbia e ofereceu ao país africano uma quantia em dinheiro como compensação.
Mas como se compensa a destruição de uma sociedade inteira? Que preço colocar?
A Alemanha concordou em pagar mais de 1 bilhão de dólares.
“À luz da responsabilidade histórica e moral da Alemanha, pediremos desculpas à Namíbia e aos descendentes das vítimas”, disse o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas, na sexta-feira.
O governante alemão acrescentou que seu país, em um "gesto de reconhecimento do imenso sofrimento infligido às vítimas", apoiará o desenvolvimento da nação africana através de um programa que vai custar mais de 1,3 bilhões de dólares.

A quantia será paga em 30 anos e investida em infraestrutura, assistência médica e programas de treinamento que beneficiam comunidades afetadas. 
Mas alguns líderes namibianos até agora se recusaram a apoiar o acordo, informou o jornal local New Era.
Na Namíbia, descendentes de vítimas e colonos debateram ferozmente sobre o valor financeiro associado ao genocídio. 
Extraído: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57292909 

O caso noticiado exemplifica práticas cada vez mais recorrentes das relações entre nações europeias e suas ex-colônias africanas. O conceito que melhor interpreta este fenômeno contemporâneo é

  • A lugar de fala.
  • B globalização.
  • C reparação histórica.
  • D democracia racial.
  • E guerra híbrida.

Durante a Conferência de Berlim, ocorrida entre os anos de 1884 e 1885, as potências imperialistas da Europa, somadas aos Estados Unidos e ao Império Otomano, realizaram a partilha da África, cujas consequências são perceptíveis até os dias atuais. A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

  • A Portugal teve que abdicar de sua reivindicação do mapa cor de rosa, que unificaria as colônias de Angola e Moçambique.
  • B O rei Leopoldo II da Bélgica obteve o Estado Livre do Congo como sua propriedade particular.
  • C A Etiópia foi concedida à Itália e facilmente conquistada pelas tropas europeias na campanha militar que se seguiu à Conferência em 1885.
  • D As fronteiras criadas durante a Conferência ignoraram a diversidade étnica da África, o que até hoje redunda em conflitos no continente africano, de grande relevância geopolítica até a atualidade.

Agostinho Neto escreveu o poema “Sobre o sangue ainda quente do meu irmão” durante a luta pela independência de Angola, Estado do qual foi o primeiro presidente após a independência. Durante a segunda metade do século XX, vários novos países independentes surgiram em África.

Sobre o sangue ainda quente do meu irmão Sacrificado pela pátria Construo o meu sonho de união Sobre o sangue ainda quente da minha irmã Assassinada pelos carrascos Construo o meu sonho de unidade Unidade cimentada pelo sangue União plantada sobre a terra Germinando no meu gesto Crescendo na minha voz Gritando no teu olhar

Sobre o contexto de pós-2ª Guerra Mundial em Portugal e suas antigas colônias, assinale V para a afirmativa Verdadeira e F para a Falsa.
  ( )  As ex-colônias portuguesas foram umas das últimas regiões a se tornarem independentes no continente africano, sendo a principal preocupação da política diplomática do regime salazarista

( ) A luta pela manutenção das suas possessões em África chegou a consumir aproximadamente 40% da economia de Portugal, o que ampliava o descontentamento da população com o governo.

( ) O Salazarismo manteve o apoio irrestrito dos militares durante todo o seu período, sendo derrubado pela “Revolução dos Cravos”, em 1969, em um movimento liderado pelos camponeses. 


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D F, F e V.