Questões de Demandas políticas e sociais no mundo atual (História)

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A globalização poderia ser melhor conceituada se os sociólogos, em vez de darem uma importância indevida à ideia de sociedade, no que ela significa um sistema limitado, a substituíssem por um ponto de partida que se concentrasse em analisar como a vida social é ordenada através do tempo e do espaço na problemática do distanciamento tempo-espaço. Assim, a estrutura conceitual do distanciamento tempo-espaço dirige nossa atenção às complexas relações entre envolvimentos locais e interação à distância. O nível de distanciamento tempo-espaço na era moderna é muito maior do que em qualquer outro período precedente, e as relações entre formas sociais e eventos locais e distantes se tornam correspondentemente ‘alongadas’. A globalização se refere essencialmente a este processo de alongamento, na medida em que as modalidades de conexão entre diferentes regiões ou contextos sociais se enredam através da superfície da Terra como um todo.

(GIDDENS, Anthony. 1991.)

Embora o termo globalização não possa ser considerado por alguns ainda como um conceito preciso, podemos afirmar que: 

  • A Transita pela História como um processo iniciado no período da terceira Revolução Industrial, e que ainda está lentamente se consolidando.
  • B Refere-se especificamente a um termo econômico, ou seja, relaciona-se às mudanças quantitativas a que se submete uma sociedade global.
  • C Está associado às mudanças significativas que vêm ocorrendo nas relações políticas, econômicas, sociais e culturais do mundo contemporâneo.
  • D Assume para si as características que marcaram o mundo após as duas grandes guerras mundiais e que se consolidaram de fato após a Guerra Fria.

A historiografia passou por grandes modificações metodológicas que permitiram maior conhecimento do cotidiano do passado, por meio da incorporação de novos tipos de fontes de pesquisa. Ainda assim, no início do século XX, questionava-se muito sobre uma historiografia baseada em instituições e nas elites, a qual dava muita relevância a fatos e a datas, de uma forma positivista, sem aprofundar grandes análises de estrutura e de conjuntura.
Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/.

O trecho acima fala do contexto social da França que levou a um movimento historiográfico, que revolucionou a escrita na História por colocar elementos do cotidiano como fontes históricas, tendo Lucien Febvre e Marc Bloch como idealizadores. Estamos falando de:

  • A Escola dos Annales.
  • B Positivismo.
  • C Marxismo.
  • D Historicismo.

A respeito da Primavera Árabe, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F)

( ) O movimento, que influenciou países do Oriente Médio e o Norte da África, teve seu início na Síria com a Revolução de Jasmim, após a morte de Mohamed Bouazizi.
( ) Uma das primeiras consequências do movimento foi a deposição do presidente da Tunísia Zine El Adibin Ben Ali após décadas de governo ditatorial.
( ) A não adesão do Egito ao movimento foi justificada pelo controle dos meios de comunicação por parte do ditador Hosni Mubarak, o que inviabilizou organizações de protestos.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A V – F – V.
  • B V – F – F.
  • C F – V – F.
  • D F – V – V.

“O tráfico de negros para a Nova Inglaterra, por certo, originou grande parte do capital que facilitou a revolução industrial nos Estados Unidos da América. Em meados do século XVIII, os navios negreiros do Norte carregavam barris de rum em Boston, Newport e Providence e os levavam às costas da África, onde os trocavam por escravos; vendiam os escravos no Caribe e ali carregavam melaço para Massachusetts, onde era destilado e convertido em rum, para fechar o ciclo” (Galeano, 2014). O trecho descreve o:

  • A Pacto colonial.
  • B Comércio triangular.
  • C Protecionismo alfandegário.
  • D Exclusivismo comercial.
  • E Liberalismo econômico.

O ensino de História sofreu profundas modificações ao longo do século XX. Pode-se estender essas transformações aos conteúdos presentes nos livros didáticos e ao revisionismo nas perspectivas historiográficas. Sobre a Guerra do Paraguai, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As obras até 1960 apresentam uma visão patriótica do conflito, na qual o Brasil contribuiu para libertar a população paraguaia do tirano Solano López. Alguns atores como Duque de Caxias, Conde d’Eu e D. Pedro II passaram a ser idolatrados dentro da visão de historiadores como Tasso Fragoso (1956) e Rocha Pombo (1960).
( ) A partir da década de 1960, a Inglaterra assume os holofotes no que diz respeito à guerra. Preocupada com o crescente desenvolvimento paraguaio, desempenhou um papel de manipulação, disseminando a ideia de que López ambicionava dominar a região do Prata, levando o Brasil, a Argentina e o Uruguai a se unirem contra o Paraguai.
( ) O revisionismo histórico a partir da década de 1990 aponta para outras origens do conflito, como as análises relacionadas ao processo de formação dos Estados Nacionais na Bacia do Prata, assim como os problemas relacionados à navegação e às fronteiras dos países envolvidos. Pode-se citar como autores dessa linha historiográfica Júlio José Chiavenato e León Pomer.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – F.
  • B V – F – V.
  • C V – V – F.
  • D F – F – V.
  • E F – V – F.