Questões de Decorrências da Teoria Neoclássica: Tipos de Organização (Administração Geral)

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No que se refere à organização, julgue o item.


A ideia original de estratégia aplica-se às situações de concorrência, tais como guerras, jogos e negócios. Atualmente, as organizações competem e colaboram ao mesmo tempo. Além disso, a ideia de estratégia ampliou‑se para englobar qualquer situação que envolva a definição de objetivos e a escolha dos recursos para realizá‑los.

  • Certo
  • Errado

No que se refere à organização, julgue o item.


Para uma organização, a estratégia é um meio para garantir seu desempenho e sua sobrevivência, visto que ela abrange a definição dos objetivos da organização e os meios para chegar até eles.

  • Certo
  • Errado

Conforme Chiavenato (2014), a Administração se refere a um amplo conjunto de princípios, práticas e técnicas empregadas com o objetivo de conduzir a ação de um grupo de indivíduos, com a finalidade de se chegar a um determinado resultado. Sobre as funções atinentes ao processo administrativo, assinale a alternativa correta.

  • A O Controle pode ser definido como a função desenvolvida para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.
  • B A função Comando pode ser vista como o processo que faz o plano para que se possa sair da situação atual para a situação futura desejada.
  • C A função Organização busca preparar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso.
  • D O Planejamento é a função relacionada ao desenho da estrutura organizacional, da estrutura de órgãos, cargos, rotinas e procedimentos de cada departamento e definição de métodos e processos de trabalho e de operação.
  • E A função Controle está relacionada com a condução dos trabalhos executados, para que os objetivos da organização possam ser atingidos. Trata-se, portanto, do relacionamento entre os administradores e os seus subordinados, permanecendo centrada nas relações humanas.
São características de uma organização formal moderna
  • A coesão e antagonismo.
  • B divisão do trabalho e generalização.
  • C lideranças informais por meio da influência.
  • D formalidade e pessoalidade.
  • E especialização e hierarquia.
Estruturas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados, com formato piramidal e ênfase na unidade de comando, são características típicas da organização do tipo
  • A linha-staff.
  • B funcional.
  • C linear.
  • D global.
  • E colegiado.