Questões de Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA) (História)

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O professor pretende discutir com a turma os significados do documento símbolo da autonomia estadunidense, a Declaração de Independência de 1776. Para tanto, disponibiliza o seguinte fragmento textual:


Na última carta pública que escreveu antes de sua morte em 1826, Thomas Jefferson apresentou uma visão ampla da Declaração de Independência, documento que ele havia redigido meio século antes. Ao recusar o convite para comparecer à comemoração do quinquagésimo aniversário da independência americana em Washington, o terceiro presidente do Estados Unidos chamou a Declaração de “um instrumento prenhe do nosso próprio destino e do destino do mundo”. Lamentou que a doença o impedisse de se reunir “ao restante daquele grupo ilustre que se juntou a nós naquele dia, na ousada e incerta eleição que estávamos prestes a realizar por nosso país, entre a submissão e a espada”. Ele teria então: [...] desfrutado com eles o reconfortante fato de que nossos compatriotas, depois de meio século de experiência e prosperidade, continuam a aprovar a escolha que fizemos. Que isso seja, para o mundo – o que acredito que será (para algumas partes em breve, para outras, mais tarde, e finalmente para todas) –, o sinal para que homens inspiradores rompam os grilhões sob os quais a ignorância e a superstição monacais os têm persuadido a se restringir, e assumam as bênçãos e a segurança do autogoverno.
Thomas Jefferson apud ARMITAGE, David. Declaração de Independência: uma história global. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p.7- 8.

Considerando o papel do referido documento na história global, o docente deve evidenciar que

  • A a declaração solucionava no seu teor as reivindicações de independências ao redor do mundo ao associar o conceito de territorialidade à concepção de soberania nacional, estabelecendo que o Estado, efetivamente independente, deveria possuir território legítimo e, geograficamente, delimitado.
  • B o gênero de direitos de Estado e de indivíduos da declaração foi reapropriado internacionalmente por diversos documentos de independência, justamente pela sua flexibilidade de incluir definições civilizatórias, concepções de autodeterminação e o florescente discurso dos direitos humanos.
  • C a declaração foi um feito de Thomas Jefferson por empregar suas habilidades jurídicas e retóricas para forjar um instrumento cujo intuito era declarar a independência, sem nenhum modelo prévio para guiá-lo, tornando-a, por essa razão, na referência mundial para outras independências.
  • D o texto privilegia os direitos de Estado em detrimento aos direitos de indivíduos, pois cabia mais nas exigências de reconhecimento de comunidades na esfera internacional que nas reivindicações de cidadãos ou súditos contras seus governantes, por isso a assimilação noutros textos de independência.

Julgue o item a seguir.


O período colonial na América durou vários séculos e foi marcado por eventos importantes, como a Guerra da Tríplice Aliança por Portugal, Paraguai e Uruguai, bem como a fundação de colônias inglesas na América do Norte, a exploração e colonização das regiões brasileiras pelos portugueses, entre outros acontecimentos significativos.

  • Certo
  • Errado

Julgue o item a seguir.


A Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, oficializada em 4 de julho de 1776, destacou-se como um dos eventos mais significativos da Idade Moderna e representou um ponto de virada na história do continente americano. Isso se deve ao fato de os Estados Unidos terem sido a primeira nação de colonos nas Américas a romper com sua metrópole, a Inglaterra. Além disso, nos EUA, foi pioneira a implementação de um sistema republicano, presidencialista e federativo, fundamentado nos princípios do liberalismo. 

  • Certo
  • Errado

As Treze Colônias Inglesas (que deram origem aos Estados Unidos da América) se formaram a partir do início do século XVII. Tais colônias podem ser reunidas em três grupos: Norte, Centro e Sul. Sobre as colônias do Sul, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A Ênfase em zonas urbanas e empregados assalariados.
  • B Estabelecimento de manufaturas e operários contratados.
  • C Desenvolvimento da agricultura e trabalhadores escravizados.
  • D Foco na área naval e marinheiros especializados.

Julgue o item a seguir. 


As causas da Guerra Civil Americana foram as tensões e disputas entre os estados do Norte e do Sul dos EUA. O Norte era caracterizado por sua industrialização, uma crescente classe média urbana e o apoio ao trabalho livre; enquanto o Sul era predominantemente agrícola e baseava sua economia na escravidão. À medida que novas terras eram adquiridas durante a expansão para o Oeste, essas regiões entraram em conflito sobre qual modelo de sociedade deveria prevalecer nas novas áreas fronteiriças. Esses conflitos de interesses e visões divergentes sobre a organização da sociedade foram fatores cruciais que culminaram na Guerra Civil Americana.

  • Certo
  • Errado