Questões de Comunicação de Resultados (Parecer de auditoria) (Auditoria Governamental)

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Sobre o certificado de auditoria no setor público federal, é correto afirmar que é:
  • A o documento que apresenta informações e conclusões da auditoria realizada nas contas pelo órgão de controle interno, abrangendo métodos, evidências e fundamentação para as constatações apontadas, de forma suficiente para subsidiar o julgamento das contas.
  • B o documento que formaliza a opinião quanto à regularidade da gestão, opinião essa fundamentada em evidências suficientes e adequadas descritas no relatório de auditoria.
  • C o pronunciamento do ministro supervisor ou de autoridade equivalente, a ser apresentado pela autoridade responsável por supervisionar a gestão da unidade prestadora de contas.
  • D preliminarmente apresentado pelos órgãos de controle externo ao Poder Legislativo.
  • E o conjunto de todos os trabalhos de auditoria desenvolvidos pela função de auditoria interna dos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Controle Interno dos Poderes da União e pelo TCU.

Quando uma opinião de auditoria é utilizada para transmitir o nível de asseguração, a opinião deve ser em um formato padronizado. Ao tratar da opinião do auditor, a NBASP 100 (ISSAI 100) - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público define que:

  • A uma opinião qualificada (exceto por) pode ser considerada não modificada se os efeitos não forem relevantes;
  • B uma opinião não modificada pode ser usada somente quando o nível de asseguração for razoável;
  • C recomendações para sanar deficiências de controle interno não devem ser incluídas no relatório de opinião do auditor;
  • D a opinião modificada pode ser expressa pela emissão de um relatório com abstenção;
  • E a emissão de relatório com opinião modificada faculta a apresentação da natureza e a extensão da modificação.

Na elaboração do relatório de um trabalho de auditoria, o auditor deve recordar que seu formato e conteúdo dependerão da natureza da auditoria, dos usuários previstos, das normas aplicáveis e dos requisitos legais. A norma ISSAI 100 - Princípios Fundamentais de Auditoria do Setor Público traz recomendações acerca de relatório de auditoria relativas a trabalhos de certificação e trabalhos de relatório direto. Entre essas recomendações, destaca-se que, nos trabalhos de relatório direto:

  • A a metodologia e as fontes de dados são registradas nos papéis de trabalho, e não no relatório;
  • B o relatório deve descrever quaisquer limitações ao escopo da auditoria;
  • C o relatório deve expressar uma opinião a respeito da conformidade ou não do objeto com os critérios estabelecidos;
  • D o relatório não comporta a inclusão de recomendações sobre o objeto auditado;
  • E uma opinião não modificada só poderia ser emitida considerando-se um nível de asseguração razoável.

Em relação à prestação de contas aos tribunais de contas, julgue o item seguinte. 


Quando evidenciarem impropriedade ou qualquer outra falta de natureza formal de que resultem danos ao erário, as contas deverão ser julgadas regulares com ressalva.

  • Certo
  • Errado

Durante seus trabalhos em uma entidade do setor público, um auditor independente obteve evidência de auditoria apropriada e suficiente, e concluiu que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis.
Nesse caso, o auditor independente deve expressar uma:

  • A Opinião adversa.
  • B Abstenção de opinião.
  • C Limitação de opinião.
  • D Opinião com ressalva.
  • E Opinião consensual.