Questões de Benchmarking (Administração Geral)

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A comunicação organizacional integrada é composta por três pilares, que devem ser exercidas em conjunto. Assinale a alternativa em que esses pilares estejam corretamente indicados.

  • A Comunicação Mercadológica, Marketing e Relações Públicas
  • B Comunicação Administrativa, Comunicação Interna e Comunicação Institucional
  • C Comunicação Mercadológica, Comunicação Administrativa e Comunicação Institucional
  • D Comunicação Administrativa, Relações Públicas e Comunicação Institucional
  • E Comunicação Institucional, Marketing e Comunicação Mercadológica.
A rede de fast food ABC deseja melhorar o atendimento ao cliente em suas lojas. Ela seleciona a rede de fast food XYZ, conhecida por oferecer um excelente atendimento ao cliente como seu ponto de referência, e passa a coletar dados sobre suas práticas de atendimento, tais como informações sobre treinamento de funcionários, tempos de espera, qualidade dos alimentos, processos de atendimento no balcão etc. Após o levantamento, realiza a comparação das informações obtidas na rede XYZ com os dados internos da ABC; percebe algumas lacunas como: a XYZ treina seus funcionários em atendimento ao cliente por meio de simulações de situações reais, enquanto a ABC oferece apenas treinamento em sala de aula, o que não prepara adequadamente os funcionários para lidar com situações reais de atendimento ao cliente. Tendo verificado tal diferença, a ABC implementa mudanças baseando-se no que aprendeu na XYZ e passa a monitorar o progresso das modificações coletando feedback dos clientes sobre sua satisfação com o tempo de espera e a qualidade dos alimentos. Obtendo resultados positivos sobre a satisfação dos clientes, é possível determinar que as mudanças impactaram positivamente sobre o atendimento. Considerando o cenário apresentado, assinale o método empregado pela organização.  
  • A Just in time. 
  • B Reengenharia.
  • C Benchmarking. 
  • D Balanced Scorecard. 

Analise as afirmativas a seguir:


I. É correto afirmar que Benchmarking é um processo usado pelas organizações que procura identificar as melhores práticas do mercado, por comparação, com o objetivo de estabilizar o desempenho de uma empresa.

II. É correto afirmar que existem diferentes tipos de Benchmarking, entre eles: interno a fim de identificar boas práticas em certos departamentos e adaptá-las a outras áreas; competitivo que visa identificar processos de performance das concorrentes diretas e estratégico que ajuda no direcionamento da empresa e acompanhamento para constatar se os negócios estão seguindo a missão/valores estabelecidos no planejamento estratégico.


Marque a alternativa CORRETA:

  • A As duas afirmativas são verdadeiras.
  • B A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
  • C A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
  • D As duas afirmativas são falsas.

A ferramenta de controle do desempenho organizacional que consiste na comparação contínua e sistemática que é utilizada por uma organização para comparar o seu desempenho com o de empresas referência, de forma a identificar fatores que conduzem a um desempenho superior, é a denominada:

  • A outsourcing
  • B downsizing
  • C brainstorming
  • D benchmarking
  • E balanced scorecard

Julgue o item que se segue.


A técnica de “Benchmarking” envolve a comparação das práticas e resultados de uma organização com os de outras organizações líderes no setor, a fim de identificar oportunidades de melhoria. 

  • Certo
  • Errado