Questões de Atendimento e Marketing (Conhecimentos Bancários)

Limpar Busca

Um funcionário de instituição financeira entra em conflito com seu gerente imediato por questões de trabalho, que tomaram vulto por atingir as relações pessoais. Inconformado com o comportamento da chefia, ele passa a tecer considerações ofensivas à sua atuação, publicando seus ataques nas mídias sociais do banco, bem como nas que ele mantém com outros empregados da instituição.
Consoante o Código de Ética do Banco do Brasil, essa atitude do funcionário é

  • A considerada exercício da liberdade de expressão.
  • B classificada como questão particular.
  • C desautorizada por ser prejudicial à imagem.
  • D passível de ser solvida por mediação.
  • E tida como insignificante, caso não atinja a produtividade.

O diretor operacional de um banco destacou que, para tomar decisões estratégicas inteligentes, é preciso entender como o esforço de vendas está alinhado às variáveis do ambiente interno do sistema de marketing organizacional, tais como as seguintes:

  • A demografia e fatores legais e políticos
  • B estrutura de preços e sistema de distribuição
  • C fatores socioculturais e planejamento do produto
  • D competição e ambiente físico
  • E condições econômicas e tecnologia

Frequentemente, os bancos realizam pesquisas de satisfação dos clientes com o objetivo de

  • A acompanhar o passo a passo do cotidiano de suas equipes.
  • B aperfeiçoar o atendimento prestado por seus funcionários.
  • C fornecer parâmetros éticos para suas ações sociais.
  • D fortalecer a vigilância sobre a equipe de atendimento.
  • E monitorar o trabalho que vem dos seus fornecedores.

Na sua prática publicitária para venda de um produto/ serviço, uma instituição bancária vem adotando gatilhos mentais.
Ela acionou o gatilho da escassez e da urgência quando ofereceu um(a)

  • A plano de previdência de acordo com a renda do cliente que foi contratado por cinco de seus colegas.
  • B recomendação de um especialista em finanças pessoais que já trabalhou com o pessoal da empresa do cliente para a compra de um seguro de vida.
  • C e-book gratuito e um podcast sobre investimentos para os clientes que se subscrevem em seu canal/plataforma.
  • D exposição de cases, entrevistas com especialistas do banco com conteúdos informativos para conhecer a sua marca.
  • E compra de um número limitado de cotas de um fundo agrícola, disponível para o cliente apenas nas 48 horas subsequentes ao oferecimento.

Uma funcionária de determinada instituição financeira segue religião de matriz africana, fato conhecido dos demais colegas de trabalho. Após reunião com a equipe da qual participa, é surpreendida com afirmações desairosas em relação aos que são integrantes da referida religião. Diante disso, formula reclamação ao Coordenador Geral do grupo de trabalho, assentando sua inconformidade com o evento.
Essa situação não ocorreria facilmente no Banco do Brasil, uma vez que, nos termos do seu Código de Ética, as relações devem ser pautadas pelo respeito a várias diferenças, dentre as quais figuram as diferenças 

  • A pessoais
  • B religiosas
  • C cambiais
  • D preventivas
  • E alteradas