Questões de Abordagem Humanística da Administração (Administração Geral)

Limpar Busca

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( ) Administração Científica de Taylor preconizava a organização racional do trabalho, que tinha como pilares o estudo dos tempos e movimentos, o estudo da fadiga humana, a unidade de comando, a análise das condições ambientais e sociais de trabalho e a padronização.

( ) A Teoria Neoclássica se caracteriza pela reafirmação dos postulados clássicos, pela ênfase nos aspectos da prática da administração e nos resultados, uma de suas principais propostas é a Administração por Objetivos.

( ) A preocupação com a construção de modelos abertos que pautem a interação da organização com o ambiente surge a partir da Teoria Estruturalista, abordando os processos de interação entre as partes da organização, assim como da organização com o ambiente.

( ) A Abordagem Comportamental tem raízes na Teoria das Relações Humanas e amplia a abordagem do comportamento social para o comportamento organizacional, uma de suas principais expressões é o movimento do Desenvolvimento Organizacional.

( ) Uma das características que diferencia a Teoria da Contingência é que ela não propõe um modelo padrão para estrutura e organização, mas que as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais.

  • A V – V – F – V – V.
  • B V – F – V – F – F.
  • C V – V – V – F – F.
  • D F – V – F – V – V.
  • E F – F – V – V – F.
Sobre a motivação humana
I. A experiência de Hawthorne é tida como o primeiro dos experimentos e a maior intervenção dos cientistas do comportamento;
II. O estudo de Hawthorne concluiu que existia uma relação direta entre condições de trabalho e a fadiga ou monotonia entre os empregados;
III. A existência de hierarquia nas necessidades humanas é a premissa básica da teoria de Maslow;
IV. A teoria de Douglas McGregor aponta para ideia de que no campo motivacional existem dois tipos de fatores: os que causam satisfação e os que causam insatisfação;
V. Skinner concluiu que um comportamento recompensado tende a ser repetido.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:
  • A Apenas I, II e III.
  • B Apenas I, III e V.
  • C Apenas II, III e IV.
  • D Apenas II, IV e V.
  • E Apenas I, II, IV e V.

A eficiência pode ser entendida como a utilização de uma quantidade mínima de recursos para o cumprimento das metas. Já a eficácia é a capacidade para produzir o bem ou resultado desejado.


Acerca desse tema, assinale a alternativa relacionada apenas às atividades de gerenciamento que resultam em eficiência e eficácia organizacionais.

  • A Experiência, organização, marketing e sustentabilidade.
  • B Planejamento, liderança, organização e controle.
  • C Planejamento, marketing, organização e sustentabilidade.
  • D Sustentabilidade, foco no cliente, harmonia e experiência.
  • E Foco no cliente, harmonia, planejamento e criatividade.
“Entende-se por Relações Humanas, as relações interpessoais, que podem ocorrer entre uma e outra pessoa, entre membros de um grupo e entre grupos numa organização.” (Minicucci, 1982.) “Os problemas de relacionamento se encontram, em sua maior parte, onde pessoas diferentes trabalham diariamente juntas.” (Sampaio, 2002.) “Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa ‘propriedade do caráter’. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo.” (Disponível em: http://www.significados.com.br/etica-profissional/.) Considerando os insertos anteriores apenas como motivadores e o fato de que as decisões dos administradores de uma organização devem primar pela institucionalização e manutenção da ética profissional e das relações humanas no ambiente de trabalho, analise as afirmativas a seguir. I. A organização deve comunicar e explicitar a sua filosofia aos funcionários e solicitar deles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho, pois as comunicações devem ser de mão dupla. II. No processo decisório é importante o compartilhamento e o controle das atividades com os funcionários para obter deles cooperação e comprometimento. III. O local de trabalho deve afetar o bem-estar dos funcionários sob o ponto de vista físico e proporcionar proteção contra retaliações ou perseguições do ponto de vista psicológico. As pessoas devem sentir que o seu local de trabalho é agradável e seguro. Para tanto, a organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e a resolução de possíveis conflitos. IV. As organizações devem responder às necessidades especiais de cada funcionário dando-lhes suporte e apoio, pois as pessoas devem se sentir amparadas em suas necessidades e expectativas. Estão corretas as afirmativas
  • A I, II, III e IV.
  • B I e II, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III e IV, apenas.

A cultura organizacional atua como núcleo que estrutura o universo simbólico e podem ser definidas como ideários cognitivos e ativistas. Assim, é correto afirmar que:

  • A Expressam e justificam os interesses dos agentes de forma individualizada, bem como orientam suas percepções.
  • B Elaboração de um sistema de recompensas e status, premiando a competência e também o comprometimento com os valores esposados.
  • C Apresentam-se pelos artefatos, ou seja, pela camada mais profunda da análise organizacional, que consiste nos valores compartilhados.
  • D São conjuntos articulados de convicções que correspondem a sistemas de princípios, valores e crenças.
  • E Suas pressuposições básicas são representadas pelas atitudes visíveis dos indivíduos da organização.