Questões de A nova lógica das organizações e Capital Intelectual (Administração Geral)

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Chiavenato (2020) define que, atualmente, as organizações precisam transformar seus modelos de negócios e buscar maior agilidade com novos tipos de vantagens competitivas de escala para poder navegar e competir em mercados altamente dinâmicos e competitivos. Aprender, reinventar com abordagem criativa e inovadora, construir e medir tornaram-se indispensáveis nesse cenário de tentar formas de fazer diferente e oferecer vivência e experiência, além de usabilidade de mobilidade em plena era da conexão. Segundo o autor, a experiência do consumidor (CX = customer experience) existe em um íntimo looping de feedback com a experiência do empregado (EX = employee experience). Se uma organização tentar melhorar seu retorno da experiência do consumidor (ROX = return on customer experience), sem considerar a experiência do empregado (EX), está perdendo uma parte integral da equação. O mapa das conexões entre cultura organizacional, comportamentos críticos e resultados dos negócios pode identificar a abordagem de _____ em que a _____ pode ter o maior impacto na _______. Quanto melhor a ____, tanto melhor a _______.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A CX – ROX – EX – CX – EX
  • B EX – CX – CX – EX – ROX
  • C ROX – EX – CX – EX – CX
  • D CX – EX – ROX – EX – ROX
  • E ROX – CX – EX – CX – EX

Um elemento importante quando se fala em relações humanas no trabalho é a inteligência emocional. O conceito de inteligência, muito ligado ao desenvolvimento cognitivo, relaciona-se às habilidades que o sujeito desenvolve para resolver problemas relacionados à vida e ao trabalho.
Essa competência se refere, principalmente, à capacidade que uma pessoa tem de identificar e controlar as próprias emoções, mesmo em situações adversas, representando, também, o potencial para identificar as emoções pessoais ao redor e ser empático.
Dessa forma, quando os servidores têm uma inteligência emocional bem desenvolvida, são capazes de controlar as próprias emoções diante de altos níveis de estresse e sobrecarga ou em conflitos com gestores e colegas.
A inteligência emocional permite que essas pessoas desenvolvam a capacidade de ajudar outras ao redor a trabalhar as próprias emoções, emitindo comportamentos adequados ao ambiente laboral, mesmo diante de sentimentos negativos.
Em suma, pode-se dizer que inteligência emocional é a capacidade que a pessoa tem de se relacionar consigo e com suas emoções, por meio de suas habilidades pessoais, ao mesmo tempo em que administra sua relação com o outro, por meio de suas habilidades sociais.
Disponível em: https://curtlink.com/KDtuNgW. Adaptado.
De acordo com o texto, é correto afirmar que a inteligência emocional:

  • A É uma habilidade característica de alguns indivíduos, excluindo-se de ser desenvolvida por meio de treinamento e aprimoramento pessoal.
  • B É uma competência que se refere à capacidade de identificar e controlar as próprias emoções, além de identificá-las ao redor e ser empático, importante em situações adversas e conflitos no trabalho.
  • C Refere-se tão-só à capacidade de identificar as próprias emoções, indistintamente relacionada ao controle delas ou à empatia com os colegas.
  • D Refere-se tão-somente à capacidade de identificar as próprias emoções e controlá-las, influenciando na relação com outras pessoas no trabalho, sendo de uma importância ímpar para lidar com questões favoráveis no trabalho.
  • E É uma habilidade nata aos cargos de liderança, pois esses profissionais precisam ser capazes de controlar as próprias emoções em situações de depressão.

Acerca das organizações formais modernas, assinale a opção correta.

  • A Enquanto a organização burocrática é semelhante à orgânica, a organização adhocrática assemelha-se à mecanicista.
  • B As características clássicas das organizações formais modernas encerram-se em divisão do trabalho, especialização e hierarquia.
  • C A divisão do trabalho pode ser vertical, com poucos níveis hierárquicos, para melhorar a eficiência, ou horizontal, com muitos níveis hierárquicos, para melhorar a supervisão.
  • D A especialização do trabalho foi proposta pela administração clássica, com a finalidade de aumentar a eficiência e contribuir para reduzir custos de produção.
  • E A hierarquia decorre da divisão do trabalho e existe em toda organização.

Uma firma de consultoria é contratada por uma startup do ramo de e-sports para ajudá-la no seu desenvolvimento. Ao realizar o diagnóstico inicial da startup, a firma de consultoria identifica características como equipes temporárias de trabalho, mutabilidade de responsabilidades, acentuada liberdade para a execução de trabalhos, com poucas regras. Com base na análise da firma de auditoria, evidencia-se na startup um modelo associado à ideia de

  • A turnover ordenado.
  • B adhocracia.
  • C meritocracia.
  • D integração externa.
  • E previsibilidade ambiental.

Julgue os seguintes itens, referentes a análise de negócios.


A criação de várias regras interpretativas para preencher espaços em branco em processos de trabalho não automatizados dificulta que a mesma atividade seja executada da mesma forma duas vezes, o que pode comprometer a consistência de resultados na organização.

  • Certo
  • Errado